O equipamento de ultrassom pode ser um grande aliado de alguns ortopedistas, não só por fornecer imagens claras para fechamento de diagnóstico.
Ele também pode ser utilizado para guiar procedimentos voltados para tratamentos nas articulações.
Continue a leitura e veja como esse equipamento pode ser fundamental no dia a dia de um ortopedista.
FUNÇÕES DO EQUIPAMENTO
O equipamento de ultrassom permite que o ortopedista realize os procedimentos com maior segurança e precisão, tanto no consultório, quanto no centro cirúrgico.
O ultrassom permite que alguns tratamentos sejam realizados de maneira menos invasiva, não exigindo internação do paciente após a sua realização.
As injeções em locais específicos ou as punções realizadas na articulação podem ser guiadas pela imagem projetada no aparelho, por exemplo.
Abaixo você verá em quais procedimentos o ultrassom é um companheiro indispensável do ortopedista.
O QUE É POSSÍVEL TRATAR?
É importante dizer que o equipamento não trata nenhuma condição em curso nas articulações, apenas permite uma melhor visualização da região, para que o tratamento, propriamente dito, seja realizado.
O ultrassom é utilizado nos procedimentos que visam tratar as articulações, bursas e tendões, facilitando:
– a introdução de ácido hialurônico na articulação ou tendões;
– a infiltração ou aspiração das articulações, bursas ou tendões;
– a barbotage, no ombro: procedimento para tratamento da tendinite calcárea no ombro, com a introdução guiada de uma agulha para estourar e aspirar a calcificação;
– a injeção de medicação de capsulite adesiva no ombro;
– a introdução de analgésico na articulação;
– a injeção de plasma rico em plaquetas para tratamento da artrose e no tratamento das lesões dos tendões na articulação;
– a terapia de onda de choque, para cálculo de distância e foco.
CUIDADOS NECESSÁRIOS
Apesar de parecer simples, os tratamentos guiados pelo ultrassom exigem cuidados dos profissionais que o realizam.
– O paciente precisa passar por uma anamnese e ter um diagnóstico concreto, que possibilite um tratamento com essas características.
– O equipamento precisa ser desinfectado e devidamente preparado para que não haja contato direto com o paciente.
– O profissional precisa estar equipado com luvas estéreis para manipular o equipamento e realizar o procedimento indicado.
É necessário treinamento do profissional, tanto em diagnóstico quanto em procedimentos guiados pelo ultrassom, para que todas as vantagens deste equipamento sejam aproveitadas ao máximo por ambas as partes.
Alguns diagnósticos ou estágios de lesões não permitem que os tratamentos sejam realizados dessa maneira. Nesses casos, cabe ao ortopedista indicar a alternativa mais segura e mais confortável de tratamento para a condição em que o paciente se encontra.
Dr. Rogério Amaral – Cirurgião Ortopedista especialista em ombro, quadril e tumor ósseo. | CRM-GO 7296 | RQE 3723
www.instagram.com/drrogerioamaral