Ao longo da vida, os problemas no ombro são os mais comuns de serem encontrados. É claro que alguns acometem pessoas mais jovens, enquanto outros são relatados pelos mais velhos.
O fato é que há maneiras de prevenir problemas nos ombros, principalmente, visando a saúde e bem-estar na terceira idade.
Nesse artigo você terá todas as dicas necessárias para que possa colocar em prática e cuidar corretamente da sua articulação.
CONHEÇA, ENTENDA, RESPEITE E ESCUTE SEU CORPO
Durante os exercícios e atividades cotidianas, descubra seus limites e evite excedê-los.
Não ignore qualquer sinal do seu corpo e busque ajuda médica quando sentir dor – ainda que seja leve.
FORTALEÇA SUAS ARTICULAÇÕES E GRUPOS MUSCULARES
Exercícios físicos realizados com acompanhamento profissional fazem bem a qualquer um de nós. Busque fortalecer os grupos musculares dos ombros, é um dos primeiros cuidados para evitar lesões nessa região. Isso porque, a maior parte delas está diretamente ligada à fraqueza muscular da região.
ALONGUE-SE
Ainda que você não faça exercícios físicos, alongar suas articulações também é uma maneira de prevenir as lesões ligadas à má postura.
Se você trabalha em frente ao computador, alongue-se pelo menos duas vezes ao dia.
EVITE MOVIMENTOS REPETITIVOS
Essa dica vale para qualquer articulação, mas em se tratando dos ombros, movimentos em que o braço fica acima dos ombros são os mais prejudiciais, se realizados repetidamente.
Portanto, se você precisa erguer os braços muitas vezes durante o dia, fique atento à sua articulação e busque um ortopedista para uma consulta preventiva – antes mesmo de sentir algum desconforto.
A DOR NO OMBRO
As lesões de ombro não ocorrem de uma hora pra outra – a não ser quando a causa é traumática. No entanto, elas podem evoluir rapidamente, prejudicando a mobilidade, a estabilidade e a função da articulação, de maneira geral.
Clicando aqui, você poderá conferir um artigo que falo sobre as principais lesões de ombro.
Procure um ortopedista – de preferência especializado nessa articulação – para fazer uma avaliação, antes mesmo de apresentar algum sinal de problema. É sempre bom lembrar que quanto antes o diagnóstico é fechado, menos complexo é o tratamento indicado.
Dr. Rogério Amaral – Cirurgião Ortopedista especialista em ombro, quadril e tumor ósseo. | CRM-GO 7296 | RQE 3723