A articulação do ombro é uma das principais do corpo humano, pela quantidade de movimentos e ações que ela nos permite realizar: dirigir, pentear os cabelos, coçar as costas, escovar os dentes, trabalhar, se vestir…
Ter o ombro lesionado acaba impedindo a realização de ações básicas do dia a dia.
No artigo de hoje você poderá conferir as principais causas de lesões no ombro e, claro, como evita-las.
TRAUMAS
Principalmente para os esportistas, as quedas e pancadas ligadas aos ombros são comuns em algumas modalidades.
Um impacto sofrido nessa articulação pode levar à luxações, fraturas e rupturas ligamentares e de tendões da articulação que precisam ser diagnosticadas o quanto antes, para a indicação do melhor tratamento que pode ser apenas de imobilização e fisioterapia ou até a cirurgia da articulação para a reconstrução e estabilização da região.
INFLAMAÇÕES
A inflamação da Bursa (Bursite) e dos tendões (Tendinite) do ombro são as lesões mais vistas, principalmente em jovens adultos que estão entre os 35 e os 45 anos de idade.
Essas condições podem advir tanto de movimentos repetitivos da articulação e postura inadequada, quanto de um trauma/impacto mecânico ou até mesmo de condições e alterações fisiológicas dessas estruturas da articulação.
O tratamento consiste em fisioterapia; uso de antiiflamatórios e analgésicos; e tratamentos por ondas de choque. Se a inflamação levar a uma lesão mais grave e profunda, como o rompimento das estruturas, a artroscopia é a melhor indicação para tratamento do quadro.
DESGASTES
Todos os movimentos da articulação do ombro dependem do deslizamento correto das superfícies articulares e dependem das cartilagens presentes na extremidade dos ossos.
Quando a articulação não é forte o suficiente – devido à idade ou a condições prévias de saúde que desencadeiam essa condição – ou quando ela é utilizada de maneira errônea ou exagerada, o desgaste é comum e costuma causar dor intensa e dificuldade de movimento.
O diagnóstico de artrose e artrite são comuns nessa articulação e precisa ser feito por um ortopedista especializado em ombro. O tratamento depende da gravidade da lesão.
COMO EVITAR AS LESÕES DO OMBRO?
Com exceção dos traumas, a maior parte das lesões dessa articulação podem ser evitadas com o fortalecimento adequado da estrutura do ombro por meio de acompanhamento profissional.
Estar sempre de olho na saúde óssea, muscular e articular a partir dos 30 anos também é uma ótima dica para prevenir possíveis lesões nessa região do corpo, principalmente se houver casos de lesões articulares por inflamação e desgaste na família.
ALERTA!
Ao menor sinal de dor, procure um médico ortopedista especialista em ombro. Não deixe que a dor aumente e que seus movimentos sejam limitados. Quanto mais cedo o diagnóstico é fechado, menos complexo é o tratamento.
Dr. Rogério Amaral – Cirurgião Ortopedista especialista em ombro, quadril e tumor ósseo. | CRM-GO 7296 | RQE 3723