Cirurgia de Ombro – quais são as indicações?

Ombro

Tida como uma das articulações mais complexas do corpo humano, a articulação do ombro é a que nos permite o maior grau de amplitude e liberdade de movimentos. Isso faz com que qualquer problema nessa região do corpo acabe por impedir ações básicas do dia a dia.

Felizmente, os avanços tecnológicos permitem diagnósticos assertivos, o que possibilita a descoberta precoce dos problemas nessa estrutura e, consequentemente, soluções menos invasivas.

Ainda assim, há casos em que os procedimentos cirúrgicos são necessários. No artigo de hoje você verá em quais situações a cirurgia é a melhor conduta para a melhora da funcionalidade dessa articulação.

 

O OMBRO

O ombro é responsável pela ligação da cintura escapular ao membro superior. Essa estrutura é composta por:

4 articulações – glenoumeral, acromioclavicular, esternoclavicular e escapulo-torácica

6 músculos –deltóide, supraespinal, infraespinal, redondo menor, redondo maior e subescapular

3 ossos – úmero, clavícula e escápula

Além, é claro, das enervações e tendões.

Essa articulação possibilita movimentos de  rotação, flexão, extensão, adução e abdução. Ou seja, um ombro em perfeitas condições nos permite elevar e abaixar os braços e movimentá-los para frente e para trás.

A maior parte das cirurgias ortopédicas é indicada quando os tratamentos conservadores não obtêm sucesso.

No caso do ombro, as indicações para cirurgia podem ser resumidas em três grupos:

 

LUXAÇÃO DE OMBRO

As luxações nessa articulação são comuns e, a depender da gravidade, podem ser tratadas com métodos conservadores. Geralmente, são causadas por traumas que levam ao deslocamento da articulação, seja para baixo, para frente ou para trás.

A dor é intensa e a incapacidade de movimentação é praticamente imediata.

A cirurgia é indicada quando esses episódios são frequentes ou quando, já no primeiro deslocamento, há prejuízo severo das estruturas dessa articulação.

Na maior parte dos casos, o procedimento cirúrgico pode ser feito por abordagem aberta ou por artroscopia.

 

LESÃO DE OMBRO

Bursites, tendinites, síndrome do impacto e fraturas são consideradas lesões.

Quando há comprometimento importante da funcionalidade da articulação, a cirurgia é indicada para a sua correção.

Geralmente, através de procedimentos minimamente invasivos, como a artroscopia, é possível realizar a reparação de ligamentos, a retirada de tecidos inflamados e cartilagens soltas e as suturas de tendões.

Algumas fraturas necessitam de uma abordagem aberta, para a sua correção.

 

OUTRAS INDICAÇÕES

Fraturas multifragmentares, necroses avasculares, artroses e tumores ósseos também entram na lista das indicações para cirurgias no ombro.

Nesses casos, é comum que a substituição parcial ou total da articulação seja necessária. O procedimento, chamado de artroplastia, consiste na colocação de uma prótese de metal-polietileno no local da articulação.

 

ATENÇÃO!

É imprescindível buscar um profissional capacitado para a realização dos exames necessários que auxiliem no diagnóstico. A maior parte das cirurgias pode ser adiada, quando o quadro é descoberto no início.

 

Dr. Rogério Amaral – Cirurgião Ortopedista especialista em ombro, quadril e tumor ósseo. | CRM-GO 7296 | RQE 3723

www.instagram.com/drrogerioamaral