ANÁLISE DE CASO – ARTROPLASTIA COMPLEXA DO QUADRIL COM EXCELENTE RESULTADO

Cirurgia Ortopédica

Quando se fala em cirurgia de prótese de quadril, ainda há muito medo e insegurança por parte de algumas pessoas. Para tranquilizá-los, preparei um artigo contando o caso de um paciente que precisou passar por uma complexa artroplastia do quadril, mas que teve um excelente resultado final. Confira!

 

SINTOMAS

 

O paciente era um homem de 56 anos, profissional administrativo e pai de família. Ele chegou ao meu consultório sentindo dores no quadril há mais de dois anos. Já havia passado por outros especialistas e apresentava limitação no movimento do quadril, inclusive, com dificuldade para calçar sapatos.

 

DIAGNÓSTICO

 

No exame físico, o paciente apresentou um encurtamento no lado afetado e uma limitação na movimentação do quadril. Ele apresentava o que chamamos de “quadril em dobradiça”, que ocorre quando o quadril perde os movimentos de abrir e fechar e de rodar para dentro ou para fora, o único movimento é o de flexão e extensão.

 

Foi solicitada a radiografia do quadril e identificada uma artrose gravíssima, que já havia importantes formações de osso. Como o quadro já estava agravado, foi indicada uma artroplastia total de quadril.

 

EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS

Diante do quadro, foram solicitados os exames pré-operatórios:

 

– Exames de sangue

– Raio-x de tórax

– Eletrocardiograma

– Exame de urina

 

CIRURGIA

 

Com os exames normais, o paciente foi liberado pelo cardiologista e foi realizada a prótese total de quadril do lado direito. Devido à evolução do caso, a cirurgia levou mais tempo que o habitual. Foi preciso tirar parte do osso para colocar a prótese na região do acetábulo. Apesar da complexidade, o procedimento foi bem-sucedido, com excelente resultado.

 

PÓS-OPERATÓRIO

 

O paciente teve um ótimo pós-operatório e seguiu corretamente todas as recomendações, inclusive usando as muletas e recorrendo à fisioterapia. Depois disso, ele fez os retornos necessários (15 dias; 30 dias; 2 meses; 4 meses; 6 meses e 8 meses após o procedimento) e já retornou às suas atividades normais.

 

Após analisarmos o caso, concluímos que o paciente é mais uma demonstração de que a cirurgia de prótese de quadril, por mais complexa que seja, pode devolver o bem-estar e a qualidade de vida de muitas pessoas.

 

Dr. Rogério Amaral – Cirurgião Ortopedista especialista em ombro, quadril e tumor ósseo. | CRM-GO 7296 | RQE 3723

www.instagram.com/drrogerioamaral