Todo tumor ósseo é câncer?

Tumores Ósseos

Nem todo tumor é um câncer. Tudo depende da maneira pela qual as células se multiplicam, do grau de agressividade e da velocidade com que crescem, no tecido acometido.

Nesse artigo você confere tudo sobre os tumores que se desenvolvem nos ossos.

 

O QUE É UM TUMOR?

 

Tumor é o termo popular que classifica a massa que se forma pelo crescimento anormal das células do organismo. Na medicina, o tumor é chamado de neoplasia.

 

TUMORES ÓSSEOS

 

Quando o osso normal passa a ser substituído por um conjunto de células advindo de um crescimento anormal, é formada uma massa que chamamos de tumor ósseo.

Esses tumores podem ser classificados quanto à sua localização, característica, agressividade, tamanho e limitações, podendo ser benignos ou malignos.

 

TUMORES ÓSSEOS BENIGNOS – geralmente são bem delimitados, são estáveis ou crescem com menos rapidez.

TUMORES ÓSSEOS MALIGNOS – crescem mais rapidamente, não são delimitados, são mais agressivos e se espalham com mais facilidade para as proximidades da região acometida.

Ambos crescem, geralmente, de forma assintomática, dificultando o diagnóstico precoce, já que o paciente só nota a massa, quando o mesmo se encontra em estágio avançado.

 

COMO SABER SE É CÂNCER?

 

As características do tumor conseguem levantar a hipótese de sua malignidade. No entanto, o protocolo exige que a biópsia seja realizada, para o diagnóstico e tratamento corretos.

Na biópsia é retirado, por agulha, um fragmento do tumor e encaminhado para o médico patologista para analisar se é benigno ou maligno e qual o tipo de tumor.

Se tiver indicação de cirurgia, o cirurgião ortopedista retira toda a massa e uma área de segurança para que as chances de recidiva sejam reduzidas, no caso de resultado histopatológico positivo para câncer.

 

 

FIQUE ATENTO!

 

O importante é buscar ajuda médica caso apresente um ou mais desses sintomas:

– Nódulo

– Dor

– Aumento de temperatura no local

– Vermelhidão

– Dificuldade na realização de movimentos

O diagnóstico precoce é fundamental para todos os casos, já que os tumores ósseos benignos também podem ser prejudiciais para a funcionalidade do membro.

 

Ainda que os tumores ósseos malignos representem 1% dos diagnósticos dentro da oncologia, estar atento à sua saúde óssea é fundamental. A maior parte dos tumores ósseos diagnosticada no início têm um prognóstico positivo.

Se há casos de câncer na família, as consultas com um ortopedista devem ser periódicas, antes mesmo dos 30 anos. Busque ajuda médica o quanto antes.

 

 

Dr. Rogério Amaral – Cirurgião Ortopedista especialista em ombro, quadril e tumor ósseo. | CRM-GO 7296 | RQE 3723

www.instagram.com/drrogerioamaral