Por que meu ombro está doendo?

Ombro

A dor é um dos principais motivos que levam alguém a buscar ajuda médica. Toda dor deve ser avaliada.

O ombro é uma das principais articulações tratadas na ortopedia.

Continue a leitura desse artigo e descubra o que pode causar dor nessa articulação e quais são os tratamentos possíveis para solucionar cada caso.

 

O OMBRO

Nos ombros, ossos, músculos, cartilagens, tendões, ligamentos, bursas e cápsulas articulares trabalham em conjunto para que você possa levantar os braços à frente e à lateral do corpo. É essa articulação do seu corpo que torna possível realizar ações como: pentear o cabelo, alcançar a prateleira da cozinha, estender o braço para pegar algo no banco do passageiro, no carro e outras ações básicas do dia a dia.

Mas, o que pode causar dor nos ombros?

 

TRAUMAS – Acidentes, esportes de contato ou até mesmo esbarrões podem lesionar essa articulação, causando dor. A depender da gravidade da lesão, a imobilização com uso de analgésicos e aplicação de compressas já conseguem aliviar os quadros de dor.

INFLAMAÇÃO DOS TENDÕES – As tendinopatias são campeãs quando o assunto é dor no ombro. Mais comuns em mulheres, elas geralmente se apresentam em virtude de movimentos repetitivos, postura e esforço exagerado naquela região. A dor é sentida, principalmente, quando os braços são elevados. É comum que o tratamento seja conservador, com fisioterapia, analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, se a inflamação é crônica, uma artroscopia pode ser a solução para a melhora do quadro.

INFLAMAÇÃO DA BURSA – A bursite pode se apresentar de maneira isolada, ou vir acompanhada das tendinopatias. Como também se trata de uma inflamação, a depender da gravidade, o tratamento é bem parecido com o das tendinopatias – medicamentos orais, fisioterapia e fortalecimento da estrutura afetada. Quem está com quadro de bursite sente dor tanto parado quanto em movimento, nesse caso, a dor é maior ao pentear o cabelo, segurar algo mais pesado ou se vestir.

DESGASTES – a idade avançada ou a utilização em excesso dessa articulação pode levar ao desgaste da cartilagem que recobre o úmero e a escápula que, por sua vez, leva a dores intensas e perda da mobilidade dos braços. Geralmente, a dor vai piorando com o tempo. Por isso, a importância de buscar um ortopedista especialista em ombros ao menor sinal de desconforto. Quando diagnosticada no início, é possível evitar o avanço da degeneração em curso, aliviar os sintomas e melhorar a função da articulação. Uma área desgastada não pode ser reconstruída, o que indica que se a região estiver muito prejudicada, uma saída é a cirurgia para a colocação de uma prótese.

 

PROCURE SEU ORTOPEDISTA!

Um profissional precisa ser consultado quando há presença de dor durante movimentos naturais do seu dia a dia. Com a realização de exames físicos e de imagem é possível fechar um diagnóstico e decidir a melhor conduta de tratamento para melhorar a dor e, consequentemente, seus movimentos e sua qualidade de vida.

 

Dr. Rogério Amaral – Cirurgião Ortopedista especialista em ombro, quadril e tumor ósseo. | CRM-GO 7296 | RQE 3723

www.instagram.com/drrogerioamaral