Cirurgias ortopédicas são intervenções indicadas para a correção de ossos, articulações, ligamentos e músculos, promovendo a melhora da locomoção, mobilidade e qualidade de vida dos pacientes.
O pós-operatório desse tipo de cirurgia é temido por grande parte dos pacientes. Eles acreditam que a recuperação é dolorosa, demorada e muito mais incômoda do que realmente é. Mas a verdade é que, seguindo as recomendações passadas pelo cirurgião, o momento pode ser enfrentado sem grandes desconfortos.
Separei abaixo os principais cuidados para um paciente em recuperação de cirurgia ortopédica
1- IMOBILIZAÇÃO DA REGIÃO OPERADA
Dependendo da extensão da cirurgia, se há corte de músculos, nervos e tendões, é comum que os cirurgiões orientem a utilização de muletas, andadores, tipoias ou botas, para que o membro e a região operada estejam protegidos e em repouso, durante o período de recuperação da cirurgia.
2- MEDICAMENTOS
A recuperação de uma cirurgia ortopédica é muito temida pela dor que os pacientes esperam sentir. No entanto, os quadros de dor podem ser controlados com a medicação prescrita pelo cirurgião, que incluirá analgésicos indicados para o nível de dor que o paciente relata.
Antiinflamatórios e antibióticos também são indicados nesse momento, para evitar complicações.
Medicamentos para evitar trombose ou embolia são usadas em grande parte das cirurgias ortopédicas
3- COMPRESSAS
As compressas são grandes aliadas de um paciente durante o pós-operatório da cirurgia ortopédica. As compressas frias são as mais indicadas para melhorar quadros de dor e diminuir o inchaço, mas isso depende do tipo de cirurgia e do edema apresentado.
4- REABILITAÇÃO
Assim que o paciente é liberado pelo cirurgião, ele deve iniciar as sessões de fisioterapia. Esse é um dos momentos cruciais do pós-operatório.
Na maioria dos casos, a fisioterapia tem início ainda no hospital.
Os exercícios realizados sob orientação de um fisioterapeuta têm função de fortalecer a musculatura, e a articulação da região operada. A frequência e intensidade dos exercícios são aumentadas gradativamente, evoluindo do leve para o intenso.
A disciplina com a realização dos exercícios auxilia em uma recuperação mais rápida e no retorno às atividades cotidianas.
5- CURATIVOS
Todo curativo cirúrgico deve estar limpo e seco, para evitar infecções e acelerar o processo de cicatrização.
O médico deverá ser informado se houver sangramento ou pontos abertos.
Será necessário evitar que ele se molhe, nos primeiros dias, ou até que os pontos sejam retirados. Essa decisão depende do cirurgião.
A higienização deve ser feita com sabonete neutro ou soro fisiológico e, geralmente, pede-se que seja utilizado o álcool 70% para evitar infecções.
6- ALIMENTAÇÃO
A dieta prescrita, tanto durante a internação, quanto depois da alta, vai depender das necessidades do paciente e das recomendações de médicos de outras especialidades. No entanto, optar por alimentos que aumentem a capacidade de recuperação do corpo é uma das orientações dos cirurgiões ortopédicos.
A conduta de um pós-operatório de cirurgia ortopédica pode variar de cirurgião para cirurgião. O mais importante é seguir as orientações passadas para que esse momento seja o mais confortável e o menos demorado possível.
Dr. Rogério Amaral – Cirurgião Ortopedista especialista em ombro, quadril e tumor ósseo. | CRM-GO 7296 | RQE 3723