Se durante algum movimento feito com seus ombros você costuma ouvir um estalo e fica na dúvida se isso é normal ou não, continue a leitura desse artigo para mais informações.
ENTENDA O QUE SÃO OS ESTALOS
O barulho ouvido nas articulações, durante algum movimento, é chamado de ressalto, na medicina.
Dentro das articulações existe uma cápsula com líquido. O som que escutamos é o resultado do deslocamento desse líquido de um ponto a outro, depois da pressão sofrida com o movimento realizado.
CAUSAS FISIOLÓGICAS X CAUSAS PATOLÓGICAS
Quando o estalo durante o movimento vem da movimentação do líquido da cápsula articular, a causa do acontecimento é fisiológica.
Quando o desgaste da articulação provoca o atrito entre as estruturas, em virtude do desgaste da cartilagem, na região, a causa é patológica.
QUANDO OS ESTALOS SÃO CONSIDERADOS NORMAIS?
Se não há uma frequência considerável e dor durante esses episódios, não há com o que se preocupar. Os movimentos das articulações podem emitir esses sons, sem que isso resulte em um quadro prejudicial para a função do membro.
No entanto, se o barulho for acompanhado de dor, e se ele costuma ocorrer com frequência, sempre que o membro é movimentado, é importante procurar ajuda médica, para avaliar o caso.
Quando a dor sentida no momento do estalo se mostra presente por mais de três dias consecutivos, é imprescindível procurar um especialista para que uma avaliação completa da avaliação seja feita, com o objetivo de detectar alguma lesão ocasionada pelo atrito.
NÃO SINTO DOR, MAS MEU OMBRO ESTALA COM FREQUÊNCIA
Nesses casos, é interessante pesquisar a causa dos estalos. É provável que o ortopedista prescreva uma mudança na rotina e oriente um fortalecimento da articulação, com exercícios leves, visando o aumento da estabilidade do ombro. É importante que esses exercícios sejam acompanhados e que não haja dor nem durante e nem após a sua realização.
Fique sempre atento à frequência com que esses estalos acontecem e, principalmente, em caso de mudança de padrão da frequência e intensidade ou se for acompanhado de dor e perda de força do membro.
Dr. Rogério Amaral – Cirurgião Ortopedista especialista em ombro, quadril e tumor ósseo. | CRM-GO 7296 | RQE 3723