O corpo humano é uma estrutura ímpar que sabe dar seus sinais quando algo não vai bem.
Continue a leitura desse artigo para conferir os principais sinais e sintomas de um tumor ósseo.
DOR
Quando o tumor ósseo está em sua fase inicial, a dor relatada não é constante e pode se apresentar de maneira mais intensa no período noturno ou durante atividade física.
A dor pode mudar de intensidade à medida que o tumor aumenta de tamanho, independentemente se ele é classificado como benigno ou maligno.
INCHAÇO, FORMIGAMENTO E DORMÊNCIA
Alguns tumores ósseos são facilmente vistos a olho nu, em uma espécie de nódulo, a depender do local onde está implantado.
Formigamento e dormência também são sintomas comuns quando o tumor ósseo está localizado próximo a nervos da região acometida.
FRATURAS PATOLÓGICAS
O crescimento do tumor ósseo pode enfraquecer a estrutura a ponto de resultar em fraturas, durante movimentos simples e corriqueiros, como pentear o cabelo, por exemplo.
OUTROS SINTOMAS
Antes mesmo de chegar a sintomas como os descritos acima, o desenvolvimento de um tumor ósseo, principalmente aqueles com características malignas, pode apresentar outros tipos de sinais como:
– Fadiga
– Perda de peso repentina
– Mudança do apetite
– Insônia
– Anemia
– Infecções frequentes
– Inflamações nas zonas afetadas e suas proximidades
NÃO NEGLIGENCIE OS SINAIS DO SEU CORPO
Todos os tipos de câncer acabam reduzindo a força do sistema imunológico e com os tumores ósseos não é diferente.
Conheça seu corpo e não negligencie qualquer sinal ou sintoma que ele apresente. Assim como em outras patologias, quando descoberto no início, os tumores ósseos têm uma taxa positiva de sucesso e cura.
Dr. Rogério Amaral – Cirurgião Ortopedista especialista em ombro, quadril e tumor ósseo. | CRM-GO 7296 | RQE 3723