Ombro
Formado pela união da clavícula, escápula e úmero, o ombro é a articulação mais flexível de todo o corpo humano, permitindo movimentos de quase 360º. Por ser uma das regiões mais instáveis e complexas, o ombro está suscetível a traumas e desgastes.
As principais lesões e doenças que acometem essa articulação são:
- Bursites
- Fratura proximal do úmero e da clavícula
- Luxações
- Roturas
- Distensões
- Tendinite
- Osteoporose
- Osteoartrite
- Tumores
Sintomas
A maior parte das lesões de ombro trazem a dor e a dificuldade de executar movimento como os principais sinais clínicos. Em casos mais graves de distensões e deslocamentos, é possível ver a olhos nus a separação do ombro que fica com aparência de “caído”.
Diagnóstico
Além da anamnese realizada no primeiro atendimento e a análise do histórico clínico do paciente, exames como raio-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética geralmente são solicitados pelo especialista.
Tratamento
Para solucionar os problemas ligados ao ombro, a depender da causa diagnosticada, o tratamento indicado pode ser clínico, incluindo fisioterapia, imobilização e/ou clínico-cirúrgico.
O prognóstico de problemas ortopédicos ligados ao ombro costuma ser positivo. O ideal é procurar um profissional especializado para a melhora do quadro.