Bursite

O que é?

Acometendo joelhos, ombros, cotovelos e quadris, a bursite é uma inflamação da Bursa – bolsas cheias de líquido que tem função de proteger as articulações.

Geralmente, a bursite ocorre nas articulações que realizam movimentos repetitivos.

Dor nas articulações afetadas

• Sensibilidade
  • Rigidez
  • Inchaço
  • Calor na articulação
  • Vermelhidão

Diagnóstico

Depois de identificar as regiões lesionadas, através do exame físico e da análise do histórico médico do paciente, o médico poderá solicitar exames como ultrassom e ressonância magnética.

Alguns profissionais também solicitam a realização do raio-x, com o intuito de descartar outras causas para o desconforto relatado, já que esse exame não é capaz de diagnosticar a bursite.

Tratamento

O tratamento para a bursite varia de acordo com o grau de acometimento da articulação. O médico pode prescrever medicamentos para amenizar a dor e melhorar a inflamação diagnosticada, por exemplo.

Sessões de fisioterapia também podem ser indicadas, com o intuito de fortalecer os músculos da área afetada para aliviar a dor e evitar uma reincidência do quadro.

Outros tratamentos, como injeções de corticosteroide e punções para esvaziamento da bursa, sempre guiados por ultrassonografia, também podem ser indicados.

Quando os tratamentos conservadores (clínicos) não forem suficientes, a cirurgia também pode ser indicada.

É fundamental que o diagnóstico, tratamento e acompanhamento sejam feitos por um profissional especializado.