O que é?

Causada pelo uso excessivo de uma articulação, a artrose (ou osteoartrose) é o nome dado ao processo degenerativo dessa estrutura que pode vir a causar danos às cartilagens.
A artrose também pode ser secundária – quando ela é consequência de traumas repetidos; da obesidade e de outras doenças como gota, distúrbios hormonais e anomalias congênitas.

Dor nas articulações afetadas, principalmente no fim do dia

• Inchaço
  • Calor
  • Rangidos
  • Limitação dos movimentos
  • Rigidez articular

Diagnóstico

Durante a consulta, o médico realiza o exame físico para avaliar sensibilidade, amplitude dos movimentos da articulação e alterações físicas características da artrose, como inchaço e vermelhidão.

Geralmente, exames de raio-x e ressonância magnética também são solicitados. Para um diagnóstico mais assertivo, o médico poderá solicitar exames de sangue – a fim de eliminar outras causas de dores articulares – e análise do líquido articular, para verificar se a causa da dor não advém de infecções ou gota.

Tratamento

Para a artrose, infelizmente, ainda não há cura. No entanto, com acompanhamento adequado, ela pode ser retardada e os sintomas do quadro podem ser diminuídos.

O tratamento pode ser feito através do uso de medicamentos, fisioterapia ou infiltrações com corticoides ou ácido hialurônico.

Alguns procedimentos cirúrgicos vêm sendo utilizados para amenizar o desconforto e melhorar o movimento e a função da articulação acometida.

É fundamental que o diagnóstico, tratamento e acompanhamento sejam feitos por um profissional especializado.