Como é a cirurgia de retirada de tumor ósseo?

Tumores Ósseos

Benignos ou malignos, os tumores ósseos precisam ser tratados. Ambos os tipos podem prejudicar a estrutura óssea, causar dor e limitar os movimentos do paciente.

 

Nesse artigo você poderá conferir como e feita a cirurgia para a retirada de um tumor ósseo.

 

CIRURGIA PARA TUMORES ÓSSEOS

 

Para a grande maioria dos tumores, a cirurgia é a principal indicação, visando a segurança do paciente quanto ao tratamento da doença e a prevenção contra as recidivas.

No caso dos tumores ósseos, a premissa é a mesma. A cirurgia é indicada para a remoção do tumor, prevenção e limpeza das áreas adjacentes e da mobilidade do membro.

Basicamente, o cirurgião se atém a remover o tumor com margens de segurança. O material retirado é analisado e o ideal é que as bordas da amostra sejam negativas para presença de células cancerígenas, o que indicará menores riscos de recidiva da lesão.

 

TIPOS DE CIRURGIA

 

O tipo de cirurgia depende primordialmente da localização e do tipo de tumor.

  • Ressecção intracapsular- faz a ressecção na cápsula do tumor, indicado para tumores benignos
  • Ressecção marginal-indicado para tumores benignos, faz a ressecção nas margens da lesão e usa métodos auxiliares com nitrogênio líquido, álcool 100% e bisturi elétrico para evitar que a lesão volte.
  • Ressecção ampla com margens- é o mais indicado e o ideal nos tumores ósseos malignos. O que indica um esforço ainda maior do profissional para traçar a melhor estratégia após a retirada do tumor, o que poderá envolver a colocação de próteses, endopróteses, e enxertos ósseos no mesmo ato cirúrgico.
  • Radical- usada em casos, para que a margem de segurança seja negativa, a amputação do membro é necessária. No entanto, uma das principais preocupações do cirurgião ortopedista é manter o máximo possível a funcionalidade do membro lesionado.

 

TRATAMENTOS ADICIONAIS

 

Além da cirurgia, é comum que o oncologista solicite alguns ciclos de quimioterapia e radioterapia para que os riscos de recidiva sejam diminuídos ao máximo.

Em algumas situações, é possível que a quimioterapia seja solicitada para diminuir o tamanho do tumor, antes da realização da cirurgia.

 

 

ATENÇÃO!

 

Qualquer opção cirúrgica para retirada de tumor, exigirá um tratamento pós-operatório, visando a reabilitação do paciente.

Converse abertamente com seu cirurgião e lembre-se sempre de que a prevenção é sempre a melhor opção em termos de saúde.

 

Dr. Rogério Amaral – Cirurgião Ortopedista especialista em ombro, quadril e tumor ósseo. | CRM-GO 7296 | RQE 3723

www.instagram.com/drrogerioamaral