A fisioterapia no pós-operatório das cirurgias de ombro e quadril

Cirurgia Ortopédica

Uma das principais orientações do cirurgião ortopedista para um paciente que passa por uma cirurgia ortopédica é a fisioterapia.

Nesse artigo você verá a importância, os benefícios e as indicações para a fisioterapia após uma intervenção cirúrgica nas articulações do ombro e do quadril.

 

FISIOTERAPIA

A fisioterapia é a especialidade responsável pela prevenção e tratamento de lesões e demais distúrbios de movimentos dos membros.

Por meio de técnicas específicas como: Reeducação Postural Global (RPG), Liberação Miofascial, hidroterapia, cinesioterapia, eletrotermofototerapia, terapia de ondas de choque e outras, a fisioterapia consegue atuar:

– Na melhora da postura

– Na diminuição de dores

– Na prevenção e tratamento de doenças crônicas

– Na prevenção de lesões

– Na recuperação e reabilitação pós-operatória

Em se tratando da ortopedia, o emprego da fisioterapia no pós-operatório de cirurgias de ombro e quadril tem mostrado resultados positivos há muito tempo. É notória a recuperação mais confortável e a reabilitação do membro operado. O retorno das funções é comprovadamente mais rápido e eficaz com o acompanhamento de um fisioterapeuta.

Veja abaixo como é a fisioterapia após as cirurgias de ombro e quadril.

 

A FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO DE OMBRO

A recuperação de paciente que passa por uma cirurgia de ombro pode ser maximizada com sessões de fisioterapia que, na maior parte dos casos, são iniciadas no pós-operatório imediato, ainda no hospital.

A intensidade, resistência e frequência dos exercícios aumentam de forma gradativa, sempre respeitando os limites do organismo e avaliando individualmente, caso a caso.

Geralmente, os exercícios são voltados para fortalecimento da estrutura e aumento ou retorno da mobilidade do membro e devem ser prescritos, orientados e acompanhados por um fisioterapeuta especializadoempós-operatório de cirurgia ortopédica.

 

A FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO DE QUADRIL

Principalmente após a colocação de uma prótese de quadril (artoplastia), a fisioterapia pós-operatória é fundamental. Tem início no primeiro dia após a cirurgia e pode se estender por até 12 meses, até que a articulação e sua a função estejam reabilitadas, de acordo com os novos limites que se apresentam.

Força, amplitude de movimentos, equilíbrio e fortalecimento muscular são os principais objetivos dos exercícios e técnicas empregadas, na recuperação do paciente.

Nos primeiros dias, os exercícios são realizados com o paciente em repouso e, nesse momento, é imprescindível o acompanhamento do profissional, principalmente por se tratar de uma artroplastia de quadril, já que é necessário um cuidado minucioso com a prótese recentemente inserida.

Na medida em que o paciente vai se recuperando, e com a liberação do cirurgião em consenso com o fisioterapeuta/fisiatra, novos exercícios e técnicas são agregados ao tratamento.

É comum que o paciente receba a orientação de repetir os exercícios de 2 a 3 vezes ao dia. Essa disciplina é fundamental para a recuperação.

 

ATENÇÃO

A fisioterapia durante o pós-operatório de uma cirurgia de ombro e quadril não deve ser negligenciada. Trata-se de uma parte fundamental no processo de recuperação do paciente que precisa de uma intervenção cirúrgica em uma dessas articulações.

Se você vai passar por uma cirurgia de ombro ou quadril, discuta com seu cirurgião todos os detalhes da sua recuperação e se programe para se exercitar bastante, durante seu pós-operatório.

 

Dr. Rogério Amaral – Cirurgião Ortopedista especialista em ombro, quadril e tumor ósseo. | CRM-GO 7296 | RQE 3723

www.instagram.com/drrogerioamaral